Corrupção "Um câncer a ser curado"

Em um país terceiro mundista como o Brasil é comum, políticos mal intencionados, se utilizarem da falta de instrução dos cidadãos mais humildes para conseguirem votos de maneira ilegal. Muitos políticos aproveitando-se da fragilidade de pessoas das mais baixas castas da sociedade compram seus votos em troca de ajuda financeira, cesta básica, e até mesmo de promessas de emprego e de um futuro melhor ao cidadão.

Esse tipo de atitude é comum nas áreas mais carentes da região nordeste do Brasil, porém, é uma prática existente em todo o país, inclusive em regiões do estado de Goiás, como o nordeste e norte do estado.

A corrupção em Mara Rosa se tornou um problema muito grave no município, que a cada dia toma proporções mais avassaladoras. Já se tornou hábito de uma parcela desempregada da população fazer do período eleitoral uma verdadeira fonte de renda, se vendendo a políticos em troca de empregos temporários em comitês, tornando-se verdadeiros outdoors ambulantes, que levam consigo o nome e o número do candidato, rodando pela cidade com seus automóveis enfeitados com cores partidárias em trocas de combustível, etc.

A mais nova moda dos políticos em período eleitoral, é alugar carros com sons automotivos da playboyzada da cidade, para rodar as ruas e poluir sonoramente a cidade com seus jingles de campanha. Tem ainda o cidadão corrupto enrustido, que embora não apareça trabalhando nitidamente para o político, o apóia em troca de um futuro aluguel de seu imóvel para sediar um futuro órgão estatal, ou em troca da contratação de sua micro-empresa para o desempenho de serviços públicos, em um breve futuro.

Ainda tem aquele cidadão tão mal instruído, que da o seu voto em troca de promessas, como a coleta de lixo em determinada região ou a compra de ônibus escolar para ajudar na locomoção de seus filhos, ou seja, trocam seus votos em trocas de promessas que são seus direitos e que o governo teria obrigação de fazer independente ou não do voto nesses senhores.
Em período anterior as eleições, quando os partidos e coligações anunciam a formação de suas chapas, eles vem a público dizer que o que os uniram foi à vontade conjunta de melhorar a cidade e os projetos em comum para a melhoria da população, mas na verdade o que é discutido nessas reuniões partidárias é nada mais nada menos o que é melhor para eles mesmo, como por exemplo, quais secretarias cada partido da coligação vai comandar, ou quantos empregos públicos cada um deles terão direito.

A administração de uma secretaria da cidade ou a ocupação de cargos públicos deve ser dada a pessoas com competência e capacidade. Pessoas que abraçam uma causa em beneficio da população e luta por ela é que são dignas de ocupar cargos públicos ou comandar uma secretaria, e não pessoas que apóiam determinado político apenas com a intenção de crescer financeiramente ou ganhar status na sociedade local.
Estamos a poucos meses de mais uma eleição federal e estadual, e esse ano, teremos mais uma vez a chance de mudar esse paradigma e fazer diferente. Votar pensando na melhoria da população como um todo, e não apenas visar nossa situação financeira e olhar pro nosso próprio umbigo.

Participar do processo eleitoral apoiando voluntariamente um projeto político sem intenção financeira é importante para mudar nossa cidade para melhor. Aquele cidadão que lhe oferece uma ajuda em troca de seu voto e gasta milhões em uma campanha, não está nem ai para o povo, quer apenas chegar ao poder para usufruir da Máquina Pública.

Devemos ter consciência e trabalhar para barrar essa gente que faz o povo de palhaço, e não ajudar a eles. De nada adianta reclamar da política, reclamar do descaso, e não fazer nada para mudar.

Existem muitas pessoas que desempenham papéis de políticos, sem ao menos terem sido eleitas, ajudando as pessoas, lutando em prol da população, fazendo denúncias ao Ministério Público, dentre outras formas. Essas pessoas sim são merecedoras de nosso voto.

Não se esqueça que o voto é secreto, mesmo aceitando uma ajuda de um político, você não tem obrigação nenhuma de dar o seu voto a ele, vote pela sua consciência do que é melhor para o povo. Se todos fizerem a sua parte, tenho plena convicção que nos próximos anos teremos uma Mara Rosa muito melhor pra se viver.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.